Câmeras serão reposicionadas
O monitoramento das imagens capturadas pelas câmeras de vigilância na Praça Sesquicentenário foi tema de uma reunião entre representantes da prefeitura de Brusque e da empresa Orsegups, responsável pela implantação e manutenção do equipamento. O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira (31), no departamento de tecnologia da informação. A deliberação e o aprimoramento do fluxo de comunicação com os órgãos de segurança da cidade centraram a conversa entre as partes.
A secretária de Governo, Ana Baron Ludvig, destaca que os equipamentos serão reposicionados para melhorar o trabalho de monitoramento. O próximo passo será agendar uma reunião com a Polícia Militar para fazer uma análise sobre as ocorrências e trabalhar conjuntamente as melhores alternativas a fim de evitar as práticas indesejadas no local, sem prejudicar o caráter democrático que as praças da cidade possuem.
A medida visa promover um ambiente ainda mais seguro para os brusquenses que utilizam a praça diariamente para seus momentos de lazer. O gerente regional da Orsegups, Edu Araújo Lemos Júnior, explica que todas as imagens são gravadas e ficam à disposição da prefeitura de Brusque para que seja possível identificar situações de risco e seus responsáveis. As entidades responsáveis pela segurança pública também possuem acesso aos arquivos, que auxiliam na identificação de suspeitos.
As câmeras foram instaladas numa parceria com a Orsegups em 2011, sem custo para o município, e o equipamento já serviu para elucidar diversas ocorrências no entorno da praça. A tecnologia utilizada é de ponta e oferece alternativas como alarmes em caso de oclusão, ou seja, tentativa de obstruir a captação. As câmeras terão visão noturna e alta qualidade de imagem. Equipamentos da mesma linha foram utilizados na Copa do Mundo da África de 2010 e já estão sendo instaladas nos estádios brasileiros que sediarão jogos da Copa de 2014.